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1 pescoco1 Deite-se de costas e coloque alguns livros sob a cabeça, de forma que seu pescoço fique alinhado com as costas. Mantenha os joelhos dobrados, os pés apoiados e procure encostar a região lombar no apoio.

Respire e tente relaxar os músculos do pescoço e do ombro. Certifique-se que sua cabeça esteja simetricamente posicionada entre os dois ombros.
Suave e vagarosamente vá afundando o queixo ao mesmo tempo em que leva o topo da cabeça para trás, alongando os músculos posteriores do pescoço. Faça alongamentos suaves, mas não force o ponto onde começa a dor.


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Mantenha o alongamento do pescoço conseguido no exercício 1 e gire a cabeça levemente e lentamente  de um lado para outro. À media que você vai conseguindo alongar os músculos posteriores do pescoço, diminua a quantidade de livros sob a cabeça até que você consiga mantê-la apoiada sem nenhum livro, mas mantendo a coluna cervical alinhada.

3 pescoco_c Quando estiver fazendo bem estes exercícios na posição deitada, tente faze-los encostado em uma parede. Mantenha a região lombar encostada na parede e os joelhos semi-fletidos.

 

- Respire normalmente
- Mantenha-se relaxado.
- Pare se o exercício piorar a dor.

- Repita cada exercício 10 vezes

- Repita os exercícios 3 vezes/dia

 

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